Nutrição é um processo biológico em que os organismos utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como a sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
Nutrientes são substâncias que estão nos alimentos e possuem funções variadas no organismo. São eles: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Podem ser encontrados em diferentes alimentos, por isso deve-se variar ao máximo na alimentação diária.
Alimentação é o processo pelo qual os seres vivos adquirem do mundo exterior os alimentos que compõem a dieta.
Dieta é o conjunto de alimentos que o indivíduo consome diariamente com as substâncias nutritivas denominadas nutrientes.
A alimentação variada refere-se à seleção de alimentos dos diferentes grupos de alimentos, tendo-se em conta a renda familiar e a disponibilidade local de alimentos. Nenhum alimento é completo (exceto o leite materno para crianças até 6 meses), ou seja, nenhum possui todos os nutrientes em quantidade suficiente para atender as necessidades do organismo.
A seleção de alimentos é muito complexa e influenciada por vários fatores. Embora se saiba que quando os alimentos não estão disponíveis é bem provável que ocorram deficiências, por outro lado a abundância por si só não assegura ótima nutrição devido ao componente comportamental que determina a escolha de alimentos.
Mediante uma alimentação variada em quantidades adequadas, pode-se obter uma dieta equilibrada, ou seja, a que proporciona os nutrientes necessários para atender as necessidades do organismo (CUPPARI, 2005).